Guarulhos ganha portões de leitura automatizada de passaportes

flight_takeoff-wide

Desde o final do mês passado (26 de setembro), o Aeroporto Internacional de São Paulo –Guarulhos – passou a contar com portões eletrônicos de controle automatizado de passaporte brasileiro. Também conhecidos como e-gates, os portões eletrônicos agilizam o processo de inspeção de passaporte realizado pela Polícia Federal, reduzindo o procedimento de três minutos, em média, para apenas 30 segundos.

Inédito no Brasil, o equipamento permite checar as informações do passaporte brasileiro que possui chip eletrônico e fazer o reconhecimento biométrico-facial do passageiro.

Uma vez confirmado que o documento é autêntico e a pessoa é a titular do passaporte, os portões se abrem automaticamente, permitindo o acesso à área de embarque sem a necessidade de um agente da PF. Todo o processo é controlado remotamente pela Polícia Federal, que poderá intervir caso ocorra alguma situação anormal.

Inicialmente, a tecnologia está funcionando em operação assistida pela Polícia Federal no Terminal 3, com três equipamentos no embarque e seis portões no desembarque. No Terminal 2, estão instaladas três unidades no embarque do TPS2 e, depois, quatro no desembarque do mesmo terminal, totalizando 16 e-gates em todo o aeroporto.

A previsão é que os equipamentos estejam totalmente operacionais a partir do dia 2 de janeiro de 2015.

Fonte: http://bomtrip.com/portalagencia/tecnologia-para-inspecao-de-passaporte-comeca-funcionar-em-guarulhos/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *